Propósito de marca é importante?

Podemos pensar no propósito de marca como um ideal. Algo que nasce dentro de nós, algo em que acreditamos e que nos leva a agir na busca dele. Esta pode parecer uma discussão abstrata, subjetiva e sem fundamento metodológico empresarial, mas ela é fundamental para o sucesso da sua marca e negócio.

O propósito deve ser pensado como ferramenta estratégica para a marca, um plano estruturado para facilitar seu crescimento principalmente no longo prazo. Ele servirá como base de diferenciação do negócio, como ponto definidor de objetivos a serem alcançados, como guia para organização e apresentação dos produtos/serviços e como ponto para estabelecimento de confiança e relacionamento com o usuário.

Pontos onde o propósito atua ativamente:

1

Alinhar o discurso da marca

2

Desenhar a experiência de serviços

3

Aumentar o engajamento de usuários e colaboradores

4

Criar visibilidade de marca

5

Impulsionar o crescimento do negócio

Sabemos que as pessoas buscam se expressar através das marcas que vestem, comem, dirigem e usam. É uma forma de compartilhar seus valores, seu posicionamento e suas ideologias para o mundo. Para que o seu propósito seja relevante para esse público, ele precisa ser autêntico, impactante e o mais importante, inspirador.

Com o que sua marca é comprometida?

Toda boa história começa com uma estratégia bem montada. O propósito responde a uma pergunta que pode ser utilizada como norte para as pessoas envolvidas com a marca – Por que estamos aqui?

A resposta para esta pergunta auxilia nas definições estratégicas mais importantes para a marca, negócio e comunicação. Ela é a resposta ao compromisso que a marca assume e é ela que auxilia na definição dos serviços e produtos que vão ser oferecidos, até a razão pela qual as pessoas se interessam e se relacionam com a marca.

O comprometimento com algo ajuda a manter um time motivado, ter uma conexão mais forte com seu público e engajar mais facilmente todos aqueles que compartilham do mesmo propósito.

Infográfico - Propósito de marca - 08design

Como descobrir o propósito de sua marca

O propósito é parte de um ecossistema de valor para todo o negócio, não é possível descobrí-lo em uma reunião ou brainstorm. É preciso fazer as perguntas certas para quem faz parte da marca, entrevistas, mapas de atributos, mapas conceituais entre tantas outras ferramentas podem ser empregadas neste processo.

Para que você possa começar a entender melhor o propósito de sua marca, deixo aqui as 3 principais perguntas do modelo Golden Circle:

  1. Porque minha empresa existe? (qual é minha causa, no que acredito)
  2. Como criar experiências que validem essa existência? (ações que ajudam na realização do porque)
  3. O que o mundo precisa que posso oferecer? (produto/serviço)

Quer saber mais sobre o Golden Circle? Simon Sinek explica:

Posso te contar uma história?

Quer ter mais informações sobre design?

inscreva-se para receber nossa news