Como marcas são criadas

Estratégia de marca

Toda boa história de marca começa com uma estratégia bem montada. Ela é o fio condutor por onde passam todas as definições de pensamentos, ações e comunicação de uma marca. É ela que interage com o público e faz com que tenhamos ações positivas dentro da proposta apresentada.

Estratégias podem começar determinando a escolha de um novo nome para uma empresa, pensando no que o público dela valoriza. Assim como a Häagen Dazs fez quando rebatizou a sua marca de sorvetes, dando o atual nome à eles. A intenção de despertar no consumidor a ideia de um produto de melhor qualidade, aliada uma estratégia de distribuição e precificação impulsionou as vendas e construiu o sucesso atual da marca.

A estratégia também pode estar empregada na construção de um identidade visual que transmita de maneira mais direta uma comunicação, como também na criação de uma campanha, de uma arte, um comercial e assim por diante.

Enfim, o desafio de qualquer estratégia é compreender seu negócio, entender como opera seu mercado, procurar quais são as relações mais consistentes com seu público, para que então seja possível pensar em soluções adequadas com o contexto econômico, social e cultural da sua marca.

Aqui na 08design a estratégia é dividida em 2 momentos diferentes da marca:

Descoberta da essência

Há um mercado onde as pessoas se relacionam com determinadas marcas porque se identificam com elas, onde pessoas procuram trabalhar com empresas que representem seus valores e sua cultura. A essência é parte do negócio de uma marca, auxilia na definição de atuação da empresa, na seleção de portfolio de produtos e faz com que ela seja mais representativa para seu público, que tenha mais pessoas interessadas, engajadas e fazendo a diferença para o seu mercado.

O nosso trabalho é de obter uma descrição clara e objetiva sobre os sentimentos que definem a marca (propósitos) e conectar com a parte racional do negócio.

Arquitetura de marca

É através da arquitetura que são organizadas muitas das estruturas de produtos/serviços de uma empresa, linhas de lançamento ou ainda de marcas e submarcas de um mesmo grupo.
O trabalho aqui é entender quais são as entregas que o negócio está se propondo a fazer, cruzando com as informações de marca-produto-mercado, para então definir a estrutura que vai facilitar sua comunicação.