Cosmorama

Essência de marca

A fotografia nasce dentro da câmera, mas a imagem revelada é muito mais do que seu conteúdo óbvio da realidade, é uma mistura de opinião, visão e estrutura visual projetada para prevalecer sobre o óbvio.

Uma marca representa os valores e cultura que seus fundadores atribuem à ela no momento da criação (e durante toda sua existência). Por isso, caminhar no sentido da descoberta da essência da marca é, antes de mais nada, a busca de maneira organizada das mais importantes características que vão fundamentar a estratégia da marca.

É este o motivo pelo qual o processo de criação passa primeiro pelo entendimento do propósito, antes da criação de um nome ou até mesmo de uma marca gráfica.

A parte mais interessante do processo de descoberta de essência da marca, são as conversas – não estruturadas – que temos com os clientes. Essas conversas servem para nos aprofundarmos no universo da pessoa, para entendermos melhor seu pensamento sobre a função e propósito da marca. Foi em uma dessas conversas com Diogo que emergiram suas principais referências da fotografia, da sua profissão, da sua vida pessoal e, principalmente, de sua visão a respeito da função dessas referências em nossas vidas.

“Fotografia é um movimento: de dentro pra fora, de fora pra dentro. Uma missão de capturar um momento e transformar em algo eterno – seja dentro dos outros ou dentro de nós mesmos.”

– Diogo Ramos

Levar bondade, gentileza e esclarecimento à ele próprio e todos que cruzam seu caminho, muito se assemelha ao pensamento do Profeta Gentileza, principal referência para a representação gráfica da essência da marca de Diogo.

Quando o DNA da marca tornou-se claro, entendemos que estava pronta a base para a criação de um nome que representasse todo esse pensamento inicial. Um nome que além de representar o seu propósito, também auxiliasse na definição de posicionamento, na criação da sua comunicação verbal e visual e, claro, fosse registrável.

Cosmorama

Uma palavra que vem do grego e resume bem o conceito da fotografia do Diogo Ramos.

Kosmos= mundo+ Orama= visão

Projeto de identidade visual Cosmorama - Painel Gentileza
Projeto de identidade visual Cosmorama - Marca Final

O nome e o conceito são o trampolim para a construção da marca gráfica, é função dela gerar visualmente a assimilação e compreensão emocional de toda a informação gerada a partir do nome. Ela é o primeiro ponto de interesse visual, que serve como porta para a pessoa adentrar a toda história, serviços e produtos entregues por um negócio. É o fio condutor de toda a presença da marca.

Nosso trabalho se estendeu somente até a construção da papelaria básica da marca. Este é só o primeiro capítulo dessa história, mas é nele que se concentram as principais informações que vão se desdobrar em uma obra completa intitulada: Cosmorama.

Projeto de identidade visual Cosmorama - Cores
Projeto de identidade visual Cosmorama - Cartão de visitas
Projeto de identidade visual Cosmorama - Papel Timbrado
Projeto de identidade visual Cosmorama - Ecobag

Cliente:

Diogo Ramos

Participaram deste projeto:

Anderiquei Canfield
Rodrigo Bertoldi
Cristian Daniel Siqueira
Daniel Martineli
Kauê Krischnegg